Paulo Vinhal
Nascido e criado em 1965, em Vila do Conde, cidade natal na qual sediou o seu atelier e fundamentou muitos anos de artes em variadíssimos campos, nas quais participaram ativamente alguns dos artistas conterrâneos mais influentes da sua geração, captou e divulgou toda uma forma de criatividade baseada em estudos aprofundados de todas as correntes contemporâneas, desde o Dadaísmo de Hugo Ball e do Surrealismo de André Breton, passando pelo Romantismo de vários pintores italianos, até ao mundo abstrato germânico de artistas como o Anselm Kiefer.
Embora tenha sido algo extensa a criação de obras artísticas do Paulo Vinhal, não foi muito extensa a sua participação em exposições a público. Conheceu e trocou ideias com muitos amigos dedicados às artes, grande parte hoje dedicados apenas ao ensino.
Autodidata desde sempre, paralelamente à profissão de projetista de arquitetura, abandonou as artes plásticas em meados dos anos 90, tendo apenas dedicado uma década exclusivamente ao ensino de crianças e jovens no ensino privado.
Participou no mítico “Art Move” em setembro de 96 em parceria com o escultor Carlos Rodrigues, com o Filipe Larangeira e com o Sandro Duque, desenvolveu novas técnicas com o Professor António Boaventura Pinto no atelier do edifício da antiga Pastelaria Pinto, colaborou juntamente com o Paulo Ansiães Monteiro na Casa de Serralves com a artista norte-americana Lauren-Szold, numa exposição comissariada por Dan Cameron, colaborou com o artista plástico Luís Flores, com o qual expôs na Cooperativa de Cultura Filantrópica, na Póvoa de Varzim, o trabalho intensivo de dois anos de pesquisa e prática de arte contemporânea e expôs no Auditório Municipal de Vila do Conde em 2006, a convite da então vereadora da Cultura do Eng. Mário Almeida, Dra. Elisa Ferraz.
Passou um longo período dedicado à escrita criativa, à arquitetura 3D, ao Web Design, à tradução e legendagem de documentários, ao cinema de curta-metragem e à criação de videoclips musicais e comerciais, à ilustração de contos infantis, ao desenho de retratos em grafite e ao design de mobiliário.
Atualmente regressou às artes plásticas com o pseudónimo “Só Paulo”. Tem desenvolvido novas técnicas baseadas nas texturas que praticava nas décadas de oitenta e noventa e está em contacto com amigos artistas e edilidades responsáveis pela Cultura, para agendamento de exposições simultâneas, entre a Póvoa de Varzim e a cidade do Porto.
(Biografia cedida pelo próprio artista)
Exposições Coletivas
Mêná Já Truá
Com Francisco Larangeira e Carlos Schacht
Café Aguarela
1987
Quadros Soltos
Com Miguel Ferreira
Café Aguarela
1988
Leilão de Arte
Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde
1988
Primeiro Salão dos Bombeiros
Vila do Conde
Abril de 1992
Quinto Salão dos Bombeiros
Vila do Conde
Outubro de 1994
Momentos de Pintura
Cooperativa Filantrópica
Póvoa de Varzim
Novembro de 2005
Exposições Individuais
Centro de Artesanato
Vila do Conde
Agosto de 1989
Base – Objetos de Arte
Póvoa de Varzim
Julho de 1994
Gargantua Bar
Montemor-o-Velho
Julho de 1995
Colégio Café Concerto
Vila do Conde
Setembro de 1995
Rendilheira Grill
Vila do Conde
Janeiro de 1996
Pinturas e Desenhos
Auditório Municipal de Vila do Conde
Março de 2006